domingo

MARCHA DA BAIXA 2010






(Imagens RTP do desfile das marchas na Avenida 2010)


Na grande noite de Santo António e no grande desfile das marchas populares de Lisboa, cada bairro saiu à rua na defesa da sua marcha.
A noite estava fresca, boa para os marchantes se poderem empenhar com afinco nas coreografias traçadas e alí mostradas uma vez mais aos juris e principalmente ao publico anónimo mas vibrante que acorre com normalidade para assistir a este evento.
Foi também assim, que todos vimos a Marcha da Baixa apresentar-se com todo o esforço, e empenho sob o tema da comemoração dos 100 anos da Republica com uma coreografia arrojada e muito bem criada por Jose Carlos Mascarenhas.
Para quem estava nas laterais da avenida a ver passar o desfile não pode de forma alguma ignorar a criatividade, a força que esta marcha impos, tributando a sua actuação com enormes aplausos, podendo mesmo acrescentar que a Marcha da Baixa levou a assistência ao rubro incluindo todos os convidados que da tribuna elevarão o seu aplauso manifestando-o de pé, o que não aconteceu com tantas outras marchas com responsabilidades maiores devido aos anos que já levam de traquejo a eventos deste genero.
Depois do que é descrito no paragrafo anterior, é com alguma tristeza que a Marcha da Baixa, depois de analisadas as pontuações (que a seguir se reproduzem)se viu relegada para um modesto 17º lugar o que demonstra que as opiniões populares por vezes se tornam algo contraditórias.
Com tudo por todo o trabalho executado, pelo empenho dos marchantes, pela criatividade de Jose Carlos Mascarenhas, pela qualidade da letra e da musica de Nuno Nazaré Fernandes, no fundo por toda a zona que é a baixa e pelo que ela significa para a cidade de Lisboa, é com enorme satisfação que nos congratulamos com o que foi realizado pela Marcha da Baixa 2010.

À excepção da Marcha Infantil, da Marcha dos Mercados, do Agrupamento do Carnaval de Baranquilla (Colômbia) e da Marcha de São João das Lampas (Sintra), 20 Marchas participaram no Concurso das Marchas Populares 2010.

O Júri das Marchas Populares 2010 é composto por Pedro Santos Franco (Presidente do Júri), Rui Lopes Graça (Apreciação de Coreografia), José M. Castanheira (Apreciação de Cenografia), Dino Alves (Apreciação do Figurino), Manuel Frias Martins (Apreciação de Letra), Délio Gonçalves (Apreciação da Música), João Ricardo Pinto e Heitor Baptista Pato (Apreciação Global) e Rita Oliveira (Representante da EGEAC, E.E.M.).

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no Pavilhão Atlântico (nos passados dias 4, 5 e 6 de Junho) e na Avenida da Liberdade (12 de Junho) nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Classificações finais das Marchas Populares 2010

1º - Alfama: 247
2º - Marvila: 238
3º - Bica: 230
4º - Bairro Alto: 222
5º - Alcântara: 217
6º - Castelo: 210
7º - Mouraria: 209
8º - Madragoa: 206
9º - Santa Engrácia: 204
10º - Beato: 201
11º - São Vicente: 196
12º - Bela Flor: 189
13º - Carnide e Graça (Ex-Aequo): 187
15 º - Olivais: 186
16 º - Alto do Pina: 185
17º - Baixa: 176
18º - Penha de França: 174
19º - Lumiar: 171
20º - Benfica: 148

Classificações por categoria das Marchas Populares 2010:

Melhor Coreografia: Alfama
Melhor Cenografia: Bica, Marvila e Mouraria
Melhor Figurino: Carnide e Castelo
Melhor Letra: Alcântara
Melhor Musicalidade: Alfama
Melhor Composição Original: Alcântara
Melhor Desfila da Avenida: Alfama

Sem comentários: